sábado, 25 de junho de 2011

AME A CASA DE DEUS

                   Essa semana um velho, mas lindo cântico me veio ao coração, é a música, Teus altares do cantor e compositor João Alexandre. Nela o compositor inspirado pelo Salmo 84, expressa a Deus o seu ardente desejo pela Casa de Deus.
                  Curioso, peguei minha Bíblia e fui meditar nesse lindo e apaixonante texto sagrado, e fiquei surpreso e ao mesmo tempo envergonhado pela maneira com que alguns irmãos encaram a Casa de Deus.
                   A Nova Aliança, traz a Graça, permitindo que todo homem, tenha acesso à presença do Pai através de Seu Filho Jesus Cristo. A Graça também nos faz templo e habitação do Espírito Santo, e deixa bem claro que Deus não habita em templos feitos por mãos. Mas, então, porque a Casa de Deus é tão importante? Diante dessa pergunta, gostaria de compartilhar algo com você.

1) A Casa de Deus é o lugar escolhido e santificado para o culto ao Senhor (2Cr 7.12-16).
Quando a edificação do templo terminou , o povo se ajuntou e o rei Salomão dedica a Deus toda aquela estrutura física. O que mais chama a atenção é que rei tem a consciência de que, nem mesmo o céu dos céus poderiam conter o Senhor, quanto menos a casa que foi edificada. No entanto, ele suplica humildemente para que ainda assim, Deus habitasse naquela casa e que toda a oração sincera, independente da pessoa, que fosse feita naquele lugar fosse ouvida. Após essa oração, desceu fogo do céu e consumiu os holocaustos e sacrifícios e a glória do Senhor encheu a casa.
Tudo o que dedicamos ao Senhor tem como aprovação Seu  fogo e Sua presença.
Será que nossa falta de consagração e dedicação tem sido o motivo de não vermos o fogo e a presença de Deus?

2) A Casa de Deus é chamada de casa de oração (Mt 21.13).
Quando Jesus entra no Templo e vê os cambistas e os vendedores e pombos comercializando dentro do Templo, ele se ira e começa a virar as mesas dos cambistas, a soltar os animais e a espantar tanto os que compravam quanto os que vendiam. Em seguida, O Mestre diz, que a Sua casa é chamada casa de oração e não lugar de barganhas.
Em nossos dias temos visto não animais sendo comercializados, mais a fé e a Palavra de Deus.
Lugares que exploram a fé dos sinceros que vão a procura de cura, solução dos problemas nas famílias, de desemprego, de relacionamentos, de vícios e até mesmo financeiros.
A venda dos pombos no templo evitava que o peregrino tivesse o trabalho de trazer de sua casa o pequeno pombinho para ser sacrificado. Ora, pensava os judeus, se no templo eu posso compra-lo porque ter o trabalho de levá-lo? - O princípio do sacrifício está em oferecer algo que tenha algum valor.
Em seguida, Jesus lembra novamente o significado de estar no Templo. Ali, é lugar para oração!
Na Casa de Deus não é um lugar para se comprar nada, não precisamos trazer nada de casa a não ser a nós mesmos, é lugar de nos darmos, de esvaziar-nos, de humilhar-nos, de orarmos.
O sacrifício maior e suficiente já foi feito pelo nosso Senhor Jesus, e a única coisa que precisamos fazer é crer nisso e orar no nome de Jesus, que diz: "e tudo quanto pedirdes em meu nome, crendo recebereis".

3) A Casa de Deus é o lugar onde Deus é entronizado em meio aos louvores do Seu povo (Sl 22.3).
O louvor é parte essencial do culto a Deus, por isso damos tanta importância a esse elemento único e poderoso. O salmista declara que Deus é entronizado entre os louvores do seu povo.
Existe um cântico que repete seu coro dizendo, "a Ti fazemos, um trono de louvores, a Ti fazemos, um trono de louvores, a Ti fazemos um trono de louvores, oh, oh, vem Jesus e toma o Teu lugar".
O Senhor se agrada quando o Seu povo O louva, porque o louvor exalta a Sua grandeza, e fala daquilo que Ele. O louvor expressa em forma de cânticos aquilo que temos dentro do coração, e por fim o louvor é a expressão de um povo que foi comprado, perdoado justificado, redimido do inferno, e está esperançoso de ir morar nas mansões celestiais.
Você já parou e pensou que o seu louvor é algo que atraí a presença de Deus, pois Deus habita em meio aos louvores. Já pensou em chamar a atenção de Deus hoje?

4) A Casa de Deus é lugar de comunhão (Sl 133.1).
Como é difícil lidarmos com o diferente, no entanto é justamente aí que está a beleza da Igreja do Senhor, ou seja, o Corpo de Cristo. Pessoas diferentes, criadas de maneiras e em lugares diferentes, por pais e por  ideias diferentes.
De repente, todos se encontram juntos, unidos pelo mesmo propósito e fé. A diversidade é que faz com que a Igreja do Senhor seja atractiva e vibrante. Imagina se todos gostassem somente do mesmo hino, que tédio seria. No entanto, reconhecemos que nossas falhas algumas vezes machucam e produzem mágoas em nossos irmãos, porém nada deve impedir que possamos celebrar a comunhão que o Salmo 133, nos convida. É tempo de viver a comunhão não de palavras mais de ações, esse é o desejo do Pai (Jo 17.21a).

5) A Casa de Deus é lugar de arrependimento e sacrifício (Sl 51.16-17).
Quando falamos de sacrifício, vem a mente algo difícil de ser feito, ou algo que exige esforço. Mais diante de Deus qualquer sacrifício e esforço nosso é vão, porque não somos salvos e nem recebemos nada mediante nossas obras, tudo vem de Deus e toda glória volta para Ele.
Deus não se move por aquilo que fazemos para Ele, mais se move quando um espírito quebrantado e um coração arrependido se oferece a Ele.
Deus não vê a aparência externa e muito menos as posses que temos, Ele vê o que ninguém vê, Ele olha para o coração.
A Casa de Deus é o lugar onde a arrependido encontra perdão para os seus erros e o lugar onde oferecemos a nós mesmo como sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor (Rm 12.1)
Será que não temos tentado agradar a Deus por aquilo que fazemos e por aquilo que temos? É hora de rever nossas motivações para que dessa maneira venhamos agradar ao Senhor.

6) A Casa de Deus é lugar de prazer, satisfação e bênçãos (Sl 84.10).
Muitas pessoas possuí suas preferências quanto a lugares, aliás, gosto não se discute.
Mais um lugar deve ter a primazia em nossos corações, a Casa de Deus!
Aquele que deseja se encontrar com o Senhor em Sua Casa e estar com os irmãos, tem prazer, satisfação e bênçãos.
Será que o desânimo, a indiferença e o descaso pela Casa de Deus tem sido o motivo da falta de prazer, satisfação e bênçãos.
Será que não precisamos dar mais valor ao local onde nos reunimos e onde Deus manifesta a Sua presença?
É por isso que o salmista diz: "um dia nos teus átrios vale mais que mil em outro lugar".

Por tudo isso, aprendi a amar ainda mais a Casa de Deus, pense nisso você também!


Em Cristo

Pr. Angelo Miollo


Nenhum comentário:

Postar um comentário